Paul Pierce teve grande atuação e terminou como o cestinha da partida com 31 pontos
29/05/2010 - 00h19
Celtics vencem o Magic e chegam pela 21ª vez à decisão da NBA
Do UOL Esporte
Em São Paulo
CELTICS AVANÇAM PARA A DECISÃO:
Dwight Howard fez sua parte, teve boa atuação, mas não impediu a derrota do Orlando Magic
Nate Robinson entrou bem no segundo quarto e ajudou os Celtics a abrirem larga vantagem
Maior vencedor da história, o Boston Celtics está mais uma vez na decisão da NBA. O time de Massachusetts venceu o Orlando Magic por 96 a 84, nesta sexta-feira, em Boston, conquistou a Conferência Leste ao fechar a série final por 4 a 2 e irá em busca de seu 18º título da liga norte-americana.
Os Celtics chegam à sua 21ª final na história da NBA e aguardam seu adversário. A expectativa é por um novo encontro com o arquirrival Los Angeles Lakers, no que seria a 12ª decisão entre as duas equipes. O time da Califórnia lidera a série final da Conferência Oeste contra o Phoenix Suns por 3 a 2.
A equipe de Boston também confirma sua força em momentos decisivos da NBA. Após se classificarem no quarto lugar do Leste na fase regular, os Celtics cresceram de produção nos playoffs e eliminaram os favoritos Cleveland Cavaliers e Orlando Magic, além do Miami Heat.
O nervosismo tomou conta das duas equipes no início da partida, que teve muitos erros e faltas. Dwight Howard foi ‘caçado’ pela marcação adversária e fez Kevin Garnett, com duas infrações, ser sacado pelo técnico Doc Rivers antes da metade do primeiro quarto. No fim do período, os donos da casa acertaram sua defesa sobre o rival e, com boas infiltrações de Rajon Rondo, abriram 11 pontos de vantagem.
A saída do armador no segundo quarto não diminuiu o ímpeto dos Celtics. Rondo deixou a quadra para tratar de dores nas costas, causadas por uma queda no período inicial, e deu lugar a Nate Robinson. O jogador de 1,75 m, porém, surpreendeu os rivais com muita raça e pontaria afiada. O ‘baixinho’ fez 13 pontos em pouco mais de oito minutos e elevou a diferença do time de Boston para 20. O Magic ainda conseguiu se recuperar no fim do quarto e foi para o intervalo perdendo por 13 pontos.
A defesa dos Celtics seguiu mostrando sua força no terceiro quarto. Anulando os principais jogadores do Magic, os donos da casa sofreram apenas 19 pontos no período. Comandado por Rondo, que distribuiu bem as jogadas com Paul Pierce e Ray Allen, o time de Boston elevou a diferença para 21 pontos.
Com a larga vantagem no placar, os Celtics passaram a administrar o resultado no último quarto. O Magic ainda diminuiu a diferença, mas não chegou a ameaçar a vitória dos donos da casa, que fizeram a festa da torcida com o título da Conferência Leste e a classificação para a final.
Paul Pierce mostrou precisão nos arremessos e comandou os Celtics ofensivamente com 31 pontos. O armador Ray Allen marcou 20 e acertou três cestas de longa distância. Kevin Garnett anotou apenas 10, mas fez um importante trabalho de defesa sobre o garrafão adversário. Nate Robinson terminou com 13.
O Magic teve uma produção bem abaixo dos dois jogos anteriores. O pivô Dwight Howard fez sua parte com 28 pontos e 12 rebotes, seguido pelo ala-armador Vince Carter com 17 pontos. Os demais jogadores, porém, tiveram um desempenho inferior ao esperado e comprometeram a situação da equipe nos playoffs.
Argentino Rubén Magnano divulgou sua primeira lista e não deixou as estrelas de lado
27/05/2010 - 11h29
Sem surpresas, Magnano confirma estrelas no Mundial; 26 disputarão três vagas
Do UOL Esporte
Em São Paulo
O técnico Rubén Magnano fez nesta quinta-feira sua primeira convocação como comandante da seleção brasileira masculina de basquete, já tendo em vista a disputa do Mundial da modalidade, que acontece a partir de 28 de agosto, na Turquia. A convocação divulgada no site oficial da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) traz duas listas e confirma as principais estrelas do país para a competição.
CONVOCAÇÃO DE MAGNANO
GRUPO 1 (24 de junho, Sul-Americano) |
Pivôs: Fabrício de Melo (Sagemont HG/EUA); Hátila Passos (Marinos/VEN); Murilo Becker (Minas); Rafael Ferreira (São José dos Campos); JP Batista (Le Mans/FRA); Paulão Prestes (Murcia/ESP); Rafael Hettsheimer (Xacobeo Blu Sens/ESP); Bruno Fiorotto (Tenerife Rural/ESP); Augusto Lima (Unicaja/ESP). Alas: Marquinhos (Sutor B. Montegranaro/ITA); Lucas Cipolini (Byu Hawai/EUA); Olivinha (Pinheiros); Jonathan Tavernari (Byu Utah/EUA). Armadores: André Stefanelli (Paulistano); André Goes (Joinville); Arthur (Universo); Audrei (Joinville); André Luiz (Joinville/SC); Carlos Cobos (C. Rincon Axarquia/ESP); Duda Machado (Flamengo); Vitor Benite (Franca); Fúlvio (São José dos Campos); Nezinho (Universo); Hélio (Flamengo). |
GRUPO 2 (19 de julho, Mundial) |
Pivôs: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers); Tiago Splitter (Caja Laboral/ESP); Nenê (Denver Nuggets) Alas-armadores: Guilherme Giovannoni (Universo); Alex Garcia (Universo); Marcelinho Machado (Flamengo). Armadores: Leandrinho (Phoenix Suns); Marcelo Huertas (Caja Laboral/ESP); Valtinho (Universo). |
Na primeira lista, 24 nomes participarão de uma primeira fase de treinos e da disputa do Sul-Americano, de 26 a 31 de julho.
No segundo grupo estão as estrelas, como o trio da NBA - Anderson Varejão, Leandrinho e Nenê - além de Tiago Splitter, do Caja Laboral, da Espanha. Guilherme Giovannoni, Alex Garcia, Marcelo Huertas, Valtinho e Marcelinho Machado completam a segunda lista, que será fechada com 12 nomes, incluindo mais três dos que integram a primeira fase de treinos.
Ainda neste segundo grupo, dois jogadores aparecem como convidados - Jordan Burger e Raul Togni Neto -, completando assim em 26 o número de jogadores que devem disputar uma das 12 vagas para o Mundial, ao lado das estrelas da seleção.
“Mesclamos jovens com experientes nesta convocação, mas ela não está totalmente fechada ainda, qualquer jogador pode ser convocado, dependendo das nossas necessidades. Estamos com um excelente grupo, vamos fazer uma grande preparação e um grande trabalho”, afirmou o técnico.
“Após atenta observação, o técnico Rubén Magnano convocou grandes jogadores que, com certeza, farão um excelente trabalho na seleção”, avaliou o diretor de seleções brasileiras, Vanderlei Mazzuchini. “Além de atletas experientes, poderemos observar quem vem mostrando potencial para defender a camisa do Brasil”.
Os jogadores do primeiro grupo se apresentam em 24 de junho, em São Paulo e têm no calendário a disputa de amistosos com Uruguai (9 e 10 de julho) e com a Venezuela (22 e 23), além do Sul-Americano, no fim do mesmo mês. Entre 2 e 5 de agosto realizam amistosos com a Argentina.
Já a segunda leva de atletas chegará ao Rio de Janeiro em 19 de julho. O primeiro torneio será o Super 4 em Brasília, em 7 e 8 de agosto. Depois, joga o Torneio Nike, em Nova York (11 a 13 de agosto), o Torneio da Espanha, em Logrono (15 a 17) e o Torneio da França, em Lyon (22 a 24). O Mundial começa no dia 28, em Istambul.
09/05/2010 - 17h56
Barça confirma boa fase, atropela Olympiacos e conquista título da Euroliga
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Barcelona conquista o bicampeonato da Euroliga após campanha praticamente irretocável
O Barcelona fez valer o bom momento na temporada e conquistou o bicampeonato da Euroliga de Basquete. A equipe não teve dificuldades para vencer o Olympiacos por 86 a 68, em Paris, e pôde comemorar a conquista antes mesmo de zerar o cronômetro em Paris.
O título coroa uma campanha praticamente irretocável no torneio após perder apenas duas partidas. Nas semifinais, a equipe passou pelo tradicional CSKA Moscou, detentor de seis títulos. O clube, que se sagrou campeão da Euroliga na temporada 2002/2003, ainda lidera o Campeonato Espanhol.
Já o Olympiacos não resistiu à força do Barça, apesar de ter sido campeão em 1996/97 e quarto colocado na última temporada. Fez ainda uma boa campanha na fase classificatória, mas teve mais dificuldades para chegar à decisão ao superar o Partizan, considerado a maior surpresa do torneio, apenas na prorrogação.
Apesar de ser uma final, a partida não reservou muita emoção aos espectadores em Paris com amplo domínio do time espanhol. Já no primeiro quarto, o Barcelona conseguiu abrir uma vantagem de nove pontos, fechando em 28-19.
Os gregos tentaram acordar e até equilibraram o jogo nas parciais seguintes, mas pararam na boa defesa adversária que mais uma vez manteve uma média de 65 pontos tomados. Na segunda e na terceira parciais, a equipe catalã impôs nova vantagem, mesmo que menos larga (19-17 e 17-14).
Contando com uma grande atuação de Ricky Rubio e dos seus maiores pontuadores Juan Carlos Navarro e Pete Mickeal, o Barcelona teve um aproveitamento bem superior nas bolas de três pontos e nos lances livres, o que facilitou.
No último quarto o Olympiacos já estava entregue e o time em vantagem precisou apenas administrar o resultado. A equipe claramente tirou o pé e colocou boa parte dos reservas em quadra.
Howard deu trabalho à defesa dos Hawks e foi o destaque de nova vitória do Magic
06/05/2010 - 23h55
Howard brilha, Magic supera os Hawks e abre 2 a 0 nas semis do Leste
Do UOL Esporte
Em São Paulo
OS PLAYOFFS DA NBA
2 x 0 3º jogo: sábado
|
1 x 1 3º jogo: sexta
|
2 x 0 3º jogo: sexta |
2 x 0 3º jogo: sábado
|
Foi mais complicado do que no jogo anterior, mas o Orlando Magic venceu novamente o Atlanta Hawks pelas semifinais da Conferência Leste. Jogando em casa, o time da Flórida superou o rival por 112 a 98, nesta quinta-feira, em Orlando, e abriu 2 a 0 na série melhor de sete jogos pelos playoffs da NBA.
Com um desempenho melhor do que no primeiro jogo, quando perdeu por 114 a 71, o time da Geórgia ainda não sabe o que fazer para parar o pivô Dwight Howard. O astro do Magic novamente foi o fator de desequilíbrio para o time da casa ao marcar 29 pontos e apanhar 17 rebotes. O jogador manteve 89% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos e converteu 13 dos 18 lances livres que cobrou.
Os homens de perímetro também fizeram sua parte e deram ao Magic uma boa variação de jogadas ofensivas. O ala-armador Vince Carter fez 24 pontos, enquanto o armador Jameer Nelson e o ala Rashard Lewis marcaram 20 pontos cada.
O Magic iniciou bem o confronto e, com bom volume ofensivo, marcou 32 pontos no primeiro período. A defesa, porém, não teve o mesmo desempenho e fez com que a equipe abrisse apenas cinco pontos de vantagem no placar ao final do período.
Os Hawks aproveitaram os problemas de marcação do rival para crescer no segundo quarto. Apostando nas jogadas de garrafão com Al Horford, os visitantes mantiveram o bom aproveitamento no ataque e, com uma forte defesa sobre o rival, foram para o intervalo vencendo por oito pontos.
Os donos da casa, porém, passaram a ditar o ritmo do jogo à partir do terceiro período. A variação de jogadas de ataque fez com que a equipe melhorasse na partida e chegasse à virada. A reação animou o Magic, que aproveitou o apoio da torcida para impor uma forte marcação ao adversário e construir a vitória por larga margem.
Eleito melhor reserva da atual temporada, Jamal Crawford novamente teve boa atuação e marcou 23 pontos para os Hawks. Apesar da forte disputa no garrafão com Howard, o pivô Al Horford terminou como o principal pontuador da equipe com 24.
Sem perder sequer uma partida até agora nos playoffs, o Magic viaja a Atlanta para os próximos dois jogos da série com a esperança de fechar o confronto na casa do adversário. O terceiro jogo das semifinais do Leste está marcado para o próximo sábado, às 18h (horário de Brasília).
Varejão é escolhido para 'time reserva' de melhores defensores da NBA
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Estilo de jogo agressivo fez com que Varejão ficasse no 'time reserva' de melhores defensores
A boa temporada do brasileiro Anderson Varejão foi reconhecida pelos treinadores da NBA. O ala-pivô do Cleveland Cavaliers foi escolhido para o segundo time de melhores defensores da liga norte-americana, em eleição feita entre os 30 treinadores que disputam a competição.
Varejão foi lembrado por 13 técnicos. Ele recebeu duas indicações para o primeiro time de melhores defensores e 11 para o segundo. Com 15 pontos, o brasileiro ficou na ‘equipe reserva’ ao lado do pivô Tim Duncan (San Antonio Spurs), dos armadores Dwyane Wade (do Miami Heat) e Thabo Sefolosha (Oklahoma City Thunder), e do ala Josh Smith (Atlanta Hawks).
Mesmo na reserva dos Cavaliers, Varejão tem apresentado bons números e vive sua melhor temporada na NBA, com média de 7,6 rebotes e 8,6 pontos por jogo. O estilo de jogo agressivo do brasileiro, porém, não é bem visto pelos colegas. Em enquete realizada pela revista Sports Illustrated entre os jogadores, o ala-pivô foi escolhido um dos atletas mais ‘sujos’ da liga.
LeBron James fatura seu 2º título de MVP seguido, diz agência de notícias
Das agências internacionais
Em Cleveland (EUA)
O ala Cavaliers LeBron James vai ficar pela segunda vez consecutiva com o título de MVP da temporada da NBA, segundo a agência de notícias AP. O jogador do Cleveland Cavaliers já foi eleito “Jogador Mais Valioso” na temporada 2008/2009.
De acordo com a agência, uma pessoa da família de LeBron confirma a vitória de LeBron. No entanto, a fonte preferiu não se identificar, uma vez que a NBA ainda não anunciou oficialmente o premiado deste campeonato.
James teve uma média na temporada regular da liga 2009/2010 de 29,7 pontos, 7,3 rebotes e 8,6 assistências.
Com estes números, LeBron liderou os Cavs à melhor campanha na primeira fase, com 61 vitórias. O time já passou o Chicago Bulls nos playoffs e começa o confronto com o Boston Celtics neste sábado.
Basquete de Joinville busca vitória diante do Minas
Partida será nesta sexta, às 20h, na capital mineira
A derrota diante do Pitágoras/Minas no primeiro confronto das quartas de final do Novo Basquete Brasil não abalou o Joinville. Antes de a série começar, o técnico Alberto Bial já previa um duelo equilibrado e acreditava que as duas equipes poderiam quebrar o mando de quadra do adversário. Na fase de classificação do NBB, o Minas venceu em Joinville, enquanto a Ciser/Araldite/Univille triunfou em Belo Horizonte.
Este retrospecto serve de motivação para a equipe joinvilense encarar o desafio desta sexta-feira, dia 23, às 20h, em Belo Horizonte. Os jogadores estão confiantes em conquistar ao menos uma vitória em solo mineiro e forçar o quarto jogo em Joinville, na próxima quarta-feira. Além do jogo desta noite, há outro marcado para sábado, às 19h30min, com transmissão ao vivo do canal SporTV. Como a série é de cinco partidas, avança às semifinais quem vencer três.
O objetivo é vencer hoje e evitar que o Minas possa fechar a série amanhã. O técnico Alberto Bial, que terá novamente todos os jogadores à disposição, acredita que a principal motivação da equipe será a reação apresentada no segundo tempo do jogo da última quarta:
— O grupo foi valente e mostrou reação. Ficou claro aos meus olhos que esses guerreiros brigarão até o fim — disse.
O ala Audrei, cestinha ao marcar 17 pontos na abertura, garante que a derrota não abalou o grupo:
— Em uma das competições nacionais mais equilibradas dos últimos anos, é até normal vencer na casa do adversário. Se entrarmos concentrados e fizermos nosso jogo, também temos condições de vencer em Minas — diz o jogador.