Tudo do mundo dos esportes em primeira mão.


Rating: 3.0/5 (266 votos)




ONLINE
1






Parceiros:

https://donossojeito.no.comunidades.net/index.php

Fórmula 1

Guillaume Baptiste/AFP

Felipe Massa não culpou Alonso por erro no Q2 e criticou o carro por mau treino

29/05/2010 - 13h27

Massa defende Alonso após erro no treino e cobra carro melhor

Do UOL Esporte
Em São Paulo

"NÃO TEM PORQUE FAZER DRAMA CADA VEZ QUE NÃO CONSIGO A POLE"

Fernando Alonso, 12º, disse que achou o carro muito lento, apesar de ter cometido erro no Q2

Não foi desta vez que Felipe Massa conseguiu repetir as três poles seguidas na Turquia conquistadas entre 2006 e 2008. Na oitava colocação do grid, o brasileiro reclamou muito do carro após o treino, e logo na ocasião em que a Ferrari completa 800 corridas na Fórmula 1.

Massa ainda defendeu o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que errou na segunda parte da classificação e vai largar só em 12º lugar. O espanhol não conseguiu ser veloz no Q2 e, em sua última chance de volta rápida, perdeu o controle e “cambaleou” na curva 12, tendo que se contentar com a sexta fila.

“Acho que estamos aqui guiando no limite, e o erro faz parte. Às vezes acontece comigo também, e eu digo que essas coisas acontecem. Mas tem que pensar em melhorar, em ter um carro bom, para também errar menos”, analisou Massa.

Em sua conversa com os jornalistas, Alonso também criticou o carro e evitou comentários sobre o seu “escorregão” na pista: “A corrida será amanhã, e não tem porque fazer um drama cada vez que eu não consiga uma pole”, afirmou Alonso. “Não achava que estava tão lento. Temos que melhorar e sabemos disso”, completou.

De fato, é o segundo drama seguido do espanhol em treinos de classificação. Na última corrida, em Mônaco, ele nem participou da tomada de tempos, porque esborrachou seu carro na última sessão de treinos livres.

BLOGUEIROS COMENTAM O TREINO

Em Monte Carlo, Massa ao menos conseguiu um quarto posto, mantido até o final da prova. Desta vez, nem isso: "É um dia difícil para a gente. Consegui um ótimo tempo para entrar no Q3 e depois consegui fazer outra ótima volta, mas mais do que isso era difícil porque o carro não estava funcionando do jeito que a gente gostaria”, explicou o brasileiro.

"Já cheguei aqui muitas vezes fazendo pole, ganhando, então hoje, largando em oitavo, é um pouco mais difícil por conta do rendimento”, completou Massa, cobrando um desempenho melhor da equipe: “A gente não fez nenhuma pole, temos uma vitória, então é importante a gente trabalhar”.

A dupla da Ferrari terá os carros da Mercedes, McLaren e Red Bull à frente na largada do GP da Turquia, no domingo, às 9 horas (de Brasília), com acompanhamento do Placar UOL. A pole position é de Mark Webber, que sai logo à frente de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.


"Não será uma corrida fácil", diz Massa, 10º; escute

Brasileiro diz que Red Bull e McLaren são as principais candidatas à vitória

Publicado em 28/05/2010 - 12h02 Luis Fernando Ramos
De Istambul


Tamanho do texto:

Felipe  Massa, da Ferrari, na Turquia ampliar  foto

Felipe Massa, da Ferrari, na Turquia

     
Décimo colocado nos treinos livres desta sexta-feira em Istambul Park, Felipe Massa acredita que a vitória GP da Turquia deve girar em torno de McLaren e Red Bull.



O brasileiro, que rodou na temida curva 8 e não conseguiu avaliar os compostos mais macios, não descarta a Ferrari da briga, mas diz que será uma corrida difícil.

"Acho que eles estão competitivos. A McLaren está com ótimos tempos e eles são competitivos tanto quanto a Red Bull, que deve estar forte amanhã. Acredito que sejam essas duas as equipes fortes para amanhã e a corrida", analisa o piloto.

"Não descarto a Ferrari, pois não consigo fazer uma comparação forte com a rodada que tive, mas não vai ser uma corrida fácil, com certeza", avalia Massa, que lamentou bastante a rodada, provocada por um erro de pilotagem, e o descarte de um jogo novo de pneus macios.

"A curva 8 foi o pior momento durante o dia. Era minha primeira volta com pneu mole e estava com o meu melhor tempo no primeiro setor e rodei quando toquei na zebra do lado de fora. Muitos carros saíram lá hoje, e nem cheguei a deixar a pista. A gente estava tentando chegar no limite e aconteceu de passar um pouquinho e cometer um erro."

"Foi uma pena, pois não consegui usar o pneu mole. Voltei pro box e fiz o resto do treino com pneu duro. Com esse problema que tive que não consegui experimentar os pneus moles. Parecia ter um grip [aderência] bem melhor que o duro. Estava bem contente até a rodada", comentou Felipe, que vê menor dificuldade de adaptação aos pneus no calor da Turquia.

"Lógico que o grip do pneu duro é muito forte. Talvez aqui seria o melhor lugar para fazer ele trabalhar, pois tem uma temperatura boa e é uma pista que usa bem os pneus. Notei que a dificuldade era menor que em muitos circuitos onde corri", encerrou.
Escute:https://tazio.uol.com.br

Massa cobra melhorias e Button reclama de Schumacher; veja frases da F-1

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Mark Webber não encontrou dificuldades para vencer o GP da Espanha de ponta a ponta neste domingo. Em casa, Fernando Alonso teve muitos motivos para comemorar. O piloto da Ferrari “ganhou” a segunda posição na corrida e acirrou a disputa pela liderança do Mundial de Pilotos - ele está três pontos atrás de Jenson Button, que reclamou de uma ultrapassagem feita por Michael Schumacher.

Se Alonso teve sorte, o mesmo não se pode dizer de Lewis Hamilton. O piloto da McLaren tinha o segundo lugar praticamente assegurado, mas um dos pneus de seu carro estourou e o britânico abandonou a prova. Felipe Massa terminou em sexto e cobrou melhorias por parte da Ferrari.

Já Rubens Barrichello viveu bons momentos no domingo, após enfrentar muitas dificuldades durante os treinos. O piloto da Williams, que largou em 17º lugar, chegou em nono.

Confira a seguir algumas das frases marcantes do GP da Espanha:

EFE/How Hwee Young

Precisamos trabalhar para melhorar o desempenho do carro. Não dá para ficar feliz com o modo como as coisas aconteceram neste fim de semana

Felipe Massa, sobre os problemas enfrentados na Espanha. 

O problema não afetou muito o carro. Se eu tivesse entrado nos boxes para trocar o bico, teria perdido pelo menos três posições. A decisão de continuar na pista foi correta

Felipe Massa, sobre o toque em Karun Chandhok.

Muitas coisas deram errado para mim. Os freios se despediram de mim no final. Pelo menos consegui trazer o carro até o fim

Sebastian Vettel, terceiro colocado, sobre as dificuldades no fim da corrida. 

AFP

Não sabia onde Schumacher estava por fora. Ele veio e, se eu não reduzo a velocidade, teríamos batido. Realmente não foi uma manobra correta

Jenson Button, sobre ultrapassagem de Schumacher na saída dos boxes. 

Tudo que podíamos fazer era esperar por problemas de confiabilidade dos outros para conseguir algumas posições e isso não é o que eu quero fazer

Michael Schumacher, sobre as chances da Mercedes na corrida. 

Jean Françóis Galeron/Divulgacão

Após a decepção no sábado, este foi um bom resultado. Os pneus ficaram no limite nas cinco últimas voltas. Estou realmente feliz, considerando o que passei

Rubens Barrichello, que largou em 17º e terminou em nono lugar. 

O fim de semana como um todo foi mais ou menos para a Ferrari. Acho que temos que melhorar bastante

Fernando Alonso segue a linha de Massa e cobra evolução na Ferrari. 

AP

Tentei encontrar uma maneira de manter o ritmo sem prejudicar os pneus. O motor estava sofrendo um pouco com a corrida, que é muito longa

Mark Webber, sobre a estratégia usada durante a corrida para poupar o carro. 

Estava em 17º e era uma grande oportunidade para mostrar do que sou capaz na Fórmula 1. Estou muito decepcionado por não completar nossa corrida em casa e sair em uma pista da qual gosto muito

Bruno Senna, que abandonou a corrida logo no início. 

AP

Não sei o que aconteceu, mas estava apenas levando o carro para a linha de chegada. Mas isso é corrida, e existem muitas outras pela frente

Lewis Hamilton, que abandonou após pneu de sua McLaren furar no fim da prova. 

Não tive uma boa primeira volta e isso comprometeu o resto da minha corrida. O toque no Kobayashi danificou minha asa dianteira e me custou algumas posições

Robert Kubica lamenta pequeno acidente logo na primeira volta. 

Jan Suki/EFE

Esta foi uma boa corrida para a equipe. Pela primeira vez conseguimos levar os dois carros até o fim, e isso foi uma boa recompensa para o time

Lucas di Grassi elogia desempenho da Virgin em Barcelona

Sebastian Vettel guia o carro da Red Bull pelos boxes do GP de Barcelona

07/05/2010 - 10h33

Red Bull quebra domínio da McLaren e faz melhores tempos da sexta em Barcelona

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Se a McLaren parecia dominar os treinos livres para o GP de Barcelona, a sexta-feira reservou uma surpresa para a escuderia. Levando-se em consideração os melhores tempos das duas sessões do dia, a Red Bull teve os carros mais rápidos no circuito espanhol.

MELHORES TEMPOS DESTA SEXTA-FEIRA

PILOTO/ESCUDERIA TEMPO
1. S. Vettel (ALE/Red Bull) 1min19s965
2. M. Webber (AUS/Red Bull) 1min20s175
3. M. Schumacher (ALE/Mercedes) 1min20s757
4. F. Alonso (ESP/Ferrari) 1min20s819
5. L. Hamilton (GBR/McLaren) 1min21s134
6. R. Kubica (POL/Renault) 1min21s202
7. N. Rosberg (ALE/Mercedes) 1min21s271
8. F. Massa (BRA/Ferrari) 1min21s302
9. J. Button (GBR/McLaren) 1min21s364
10. A. Sutil (ALE/Force India) 1min21s518
15. R. Barrichello (BRA/Williams) 1min22s192
22. L. di Grassi (BRA/Virgin) 1min25s066
24. B Senna (BRA/HRT) 1min26s152

Sebastien Vettel foi o mais rápido do dia e foi o único a andar abaixo da casa de 1min20: o piloto alemão fez 1min19s965. Mark Webber, seu companheiro de equipe, ficou com o segundo melhor tempo, com 1min20s175.

Michael Schumacher levou a Mercedes ao terceiro melhor tempo do dia, com 1min20s757 - reflexo das melhorias feitas em seu carro. O heptacampeão mundial mostra sinais de recuperação após um início de temporada ruim. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a quarta melhor marca, com 1min20s819, à frente de seu companheiro Felipe Massa.

O brasileiro melhorou seu tempo na segunda sessão e foi 1s6 mais rápido do que na primeira. No entanto, isso não foi suficiente para Massa: ele terminou com o tempo de 1min21s302, em oitavo.

A McLaren, que havia feito os melhores tempos da primeira sessão de treinos, ficou para trás. Lewis Hamilton, por exemplo, não conseguiu melhorar o tempo feito na primeira sessão. Com o tempo de 1min21s134, ele ficou em quinto no geral. Jenson Button, atual campeão mundial, ficou apenas em nono, com 1min21s364.

A segunda sessão de treinos foi interrompida aos 22 minutos, após Nico Hulkenberg bater sua Williams na barreira de pneus. Cerca de 15 minutos depois, a pista foi reaberta

A sessão de treinos para a definição do grid de largada será neste sábado, a partir das 9h (horário de Brasília). O GP de Barcelona será disputado neste domingo às 9h (de Brasília). Tanto o treino classificatório como a corrida serão transmitidos pela TV Globo e terão acompanhamento do Placar UOL Esporte.

06/05/2010 - 07h01

Evoluções nos carros podem criar nova ordem de forças na F-1 em Barcelona

Guga Fakri
Em São Paulo

Além de dar início a temporada europeia do calendário da Fórmula 1, o GP da Espanha também marca o primeiro momento em que as equipes conseguem implementar um grande pacote de novidades em seus carros, especialmente na parte aerodinâmica. Com isso, o final de semana em Barcelona pode apontar uma nova distribuição de forças no grid.

PIT STOP: NOVIDADES NOS CARROS

  • Até o momento, a Red Bull mostrou ter o carro mais veloz do campeonato. O RB6 de Sebastian Vettel e Mark Webber cravou a pole position nas quatro corridas disputadas. Sem terminar a tempo sua versão para o revolucionário duto de ar criado originalmente pela McLaren, o time austríaco terá outras evoluções aerodinâmicas na Catalunha, como novas asas dianteira e traseira.

Vice-líder entre os construtores, a Ferrari já vai testar sua versão para o duto de ar. Mas o time italiano apresenta uma evolução ainda mais importante: a FIA permitiu que a equipe fizesse as modificações necessárias para resolver os problemas de confiabilidade de seu motor, e os F10 de Fernando Alonso e Felipe Massa já estarão equipados com os propulsores atualizados.

Líder entre as equipes e os pilotos, com Jenson Button, a McLaren não divulgou quais serão as principais melhorias no MP4-25. Mas o engenheiro chefe da equipe, Tim Gross, acredita que o time inglês continuará diminuindo a diferença para a Red Bull. “Com certeza nós diminuímos a diferença. Nós demos um passo à frente, mas outros times como Red Bull e Mercedes estão fazendo mudanças significativas”, falou Gross.

AGENDA DO GP DA ESPANHA

1º treino livre Sexta, 5h (SporTV)
2º treino livre Sexta, 9h (SporTV)
3º treino livre Sábado, 6h
Classificação Sábado, 9h (Globo)
Corrida Domingo, 9h (Globo)

A Mercedes terá grandes mudanças no chassi, e é o time de ponta que criou mais expectativa sobre as evoluções para Barcelona. O “novo” carro da equipe alemã deve sair mais de traseira, característica que se adapta melhor ao estilo de pilotagem de sua maior estrela, Michael Schumacher. O heptacampeão não teve um bom desempenho no início de sua temporada de retorno à F-1, e ocupa a décima colocação, com dez pontos.

A Virgin também terá um novo chassi este fim de semana. Porém, prejudicada por um atraso na programação causado pelo caos aéreo europeu, somente Timo Glock terá um carro equipado com o pacote completo. O brasileiro Lucas di Grassi terá de esperar pela corrida na Turquia, depois da prova em Mônaco, para ter seu carro totalmente atualizado.

Outra novata que promete grandes melhorias na Espanha é a Lotus. A equipe espera um ganho em torno de 1s5 em seu tempo de volta com as evoluções preparadas para a prova. Só com a nova asa dianteira, o diretor técnico Mike Gascoyne espera ganhar meio segundo por volta.

Porém, a previsão do tempo é, mais uma vez, de chuva para o GP. Se a corrida for disputada com pista molhada, talvez só seja possível analisar a nova ordem da F-1 na sequência do calendário, em Mônaco e na Turquia, já que a água gera alternativas de estratégia que não dependem tanto da velocidade do carro, mas sim de tomar a decisão certa na hora certa, como fez Jenson Button nas suas duas vitórias na temporada, na Austrália e na China.


Após insinuações, Ferrari nega que sua pintura seja uma propaganda de cigarros

Equipe italiana ressalta uso do vermelho desde o início de sua história

GLOBOESPORTE.COM Maranello, Itália

 

Ferrari rebate acusções sobre tradicional pintura

A Ferrari desmentiu as insinuações de que a pintura de sua carenagem estaria fazendo propaganda subliminar de cigarros, após médicos britânicos pedirem uma investigação goernamental sobre a questão. A equipe italiana publicou um comunicado em seu site oficial para dizer que a cor vermelha de seus carros é uma tradição, não um anúncio de uma empresa tabagista.

"A premissa de que simplesmente olhar para uma Ferrari vermelha pode ser um meio mais eficaz de publicidade do que um anúncio de cigarro é incrível. Como se pode avaliar a escolha feita também por outras equipes para correr com um carro vermelho? Talvez elas também queiram anunciar cigarros. Convém salientar que esta foi a cor escolhida para carros de corrida italianos desde o início do automobilismo, no início do século XX. Se houver uma associação imediata a ser feita, é com a nossa empresa e não com nosso parceiro", diz um trecho do comunicado.

 

Confira a íntegra do comunicado emitido pela Ferrari:

"O código de barras é parte integrante da pintura e de todas as imagens coordenadas pela Scuderia. Ele é modificado a cada ano e, ocasionalmente, até mesmo durante a temporada. Além disso, se fosse um caso de publicidade de marca, a Philip Morris (dona da Marlboro, parceira do time) teria que possuir os direitos legais sobre ele.

A parceria entre a Ferrari e a Philip Morris é agora explorada apenas em determinadas iniciativas, como visitas à fábrica, reuniões com os pilotos e merchandising. Todas elas são realizadas dentro das leis dos vários países onde as atividades ocorrem. Não há nenhum logotipo ou marca de cigarros nos nossos carros desde 2007, mesmo em países onde as leis locais ainda permitem.

A premissa de que simplesmente olhar para uma Ferrari vermelha pode ser um meio mais eficaz de publicidade do que uma propaganda de cigarro parece incrível. Como se pode avaliar a escolha feita por outras equipes de F-1 para correr com um carro com pintura predominantemente vermelha? Talvez essas empresas também queiram anunciar cigarros!

Convém salientar que vermelho foi a cor escolhida para carros de corrida italianos desde o início do esporte a motor, no início do século XX. se houver uma associação imediata a ser feita, é com a nossa empresa e não com nosso parceiro."




Ferrari: "Novas regras devem incentivar tecnologia"

Um novo motor, menor, deve ser adotado pela categoria a partir de 2013

Publicado em 23/04/2010 - 10h44 Da Redação


Motor da Cosworth ampliar foto

Motor da Cosworth

   
Em meio à discussão do novo padrão de motor que a F-1 deverá utilizar a partir de 2013, o CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, afirmou esperar que a decisão traga incentivo à novas tecnologias que contribuam para a indústria automobilística.

"Se a F-1 quer desenvolver algo que realmente ajude as condições de direção, então a melhor solução é um motor turbocharged e GDI [Injeção Direta de Gasolina, sistema que otimiza o consumo]. É isso o que nós apoiamos", explicou o dirigente à revista inglesa Autocar.

Buscando uma imagem mais ecologicamente correta, a F-1 deve alterar a atual configuração de seus motores V8 para propulsores de quatro cilindros, 1,5 litro, turbocharged, que consomem menos combustível.

A implementação deste novo modelo está sendo discutida entre os atuais fabricantes de motores da categoria (Mercedes, Ferrari, Renault e Cosworth).

Porém, Norbert Haug, dirigente da Mercedes, pondera que a F-1 terá os motores mais econômicos possíveis dentro de uma realidade esportiva.

"Temos que nos lembrar que estamos construindo os carros mais ecológicos que podemos. Os motores irão ser reduzidos em 2013 porque o consumo de combustível tem que diminuir e nós temos que baixar o nível de emissão de carbono. Mas não podemos pensar que um motor de 700 cavalos será o carro mais ecológico", explicou.

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional